IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR

VAMOS REFLETIR: A fonte de toda conquista é o Professor./ Na planta de arquitetura... tem um professor.... etc. E na sua vida, tem um Professor?

O professor, desde a educação infantil até a universitária, representa um dos elementos-chave na formação e no desenvolvimento de gerações mais abertas, livres, seguras, competentes e, sobretudo, mais felizes e eficientes em suas vivências e resultados.
Sua influência não se limita à formação acadêmica, pois intervém de forma direta e determinante na formação do caráter e da personalidade da criança e, consequentemente , do futuro adulto.
( Franco Voli )

SABER - IGNORÂNCIA
A EDUCAÇÃO TEM CARÁTER PERMANENTE. NÃO HÁ SERES EDUCADOS E NÃO EDUCADOS. ESTAMOS TODOS NOS EDUCANDO. EXISTEM GRAUS DE EDUCAÇÃO,
MAS NÃO SÃO ABSOLUTOS. O HOMEM, POR SER
INACABADO, INCOMPLETO, NÃO SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. SOMENTE DEUS SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. A SABEDORIA PARTE DA IGNORÂNCIA. ( PAULO FREIRE )

sexta-feira, 22 de abril de 2016

DIA DA TERRA ( 22-04-16 )

O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera e contribuem para as mudanças climáticas.
Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970, cuja finalidade é criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

História
A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. a terra é muito importante para sobrevivência da humanidade .
  • Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicá-los.
  • O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulada por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.
  • O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.
  • No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta. tanto a nível global como regional e local.


  • "A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."
Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.
This fragile Earth deserves a voice. It needs solutions. It needs change. It needs you.


quarta-feira, 20 de abril de 2016

Tiradentes: líder da Inconfidência Mineira - 21-04-2016

Tiradentes Vida deste importante personagem da História do Brasil, sua luta pela independência do Brasil,
o movimento da Inconfidência Mineira, morte de Tiradentes.

Tiradentes: líder da Inconfidência Mineira


 Introdução 
O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).
Biografia 
Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Conclusão : Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha umaconstituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.
Para saber mais: livros e filmes
Filme :Os Inconfidentes Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1972
Livros :
BENTES, Ivana. “
 Independência ou Morte ”. Joaquim Pedro de Andrade: a revolução intimista. Rio de Janeiro Relume-Dumará, 1996.
BERNADET, Jean-Claude. “O 
caso Tiradentes: notas ”. Piranha no mar de rosas . São Paulo: Nobel, 1982. RAMOS , Alcides Freire. “ conjuntura política (1964-1972) e Os inconfidentes ”. Canibalismo dos fracos cinema história do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002. 

(Fonte: www.suapesquisa.com)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

EM BREVE, NO CORREDOR CULTURAL DA LEITURA : O POETA E ESCRITOR "MARCOS MEDEIROS" EM PARCERIA COM O PROJETO DE LEITURA DE CORDEL ( PROF CLÁUDIA ) , PROF DE CIÊNCIAS ( ANA KEYLA ) E TODOS QUE FAZEM A ESC. MUNICIPAL IAPISSARA AGUIAR - DIA 19-04-16 / LOCAL : BIBLIOTECA

ABERTURA DO EVENTO COM OS PROFESSORES
PROF CLÁUDIA  APRESENTA A BIOGRAFIA DO PROFESSOR, POETA E ESCRITOR 
PROF ANA KEYLA - CIÊNCIAS - APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A ESCOLA DA NATUREZA"
MOMENTO COM O GESTOR RICARDO, PROF CLÁUDIA E ANA KEYLA
MOMENTO COM OS PROFESSORES
MOMENTO COM OS PROFESSORES
MOMENTO COM AS MERENDEIRAS
ENSINAMENTOS COM AS CRIANÇAS
ENSINAMENTOS COM AS CRIANÇAS E AUTÓGRAFOS 
MOMENTO DE PRESENTES: CANETAS, CHAVEIROS, LIVROS, MARCADORES, ETC
OBRAS APRESENTADAS E ESTUDADAS 
DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA
PERSONAGEM DO AUTOR - 

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Monteiro Lobato - 18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil



"UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E COM LIVROS."


O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato.
"Um país se faz com homens e com livros". Esta frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da Literatura Infanto-Juvenil Brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. 
Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de Direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história "A Menina do Nariz Arrebitado", que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários "causos" às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro "Emília no País da Gramática", em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.
No ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da Literatura Infanto-Juvenil.

sábado, 2 de abril de 2016

AULA: ENSINO DE ARTES / PROF NÁDIA - 9° C e D / TEMA: ÓPERA DO MALANDRO / RECURSO: VÍDEO ( 01-03-16 )



Deixa o Rio Xingu Viver.... Touche pas au Xingu- HOMENAGEM AO DIA DO DIA ( 19-04-16 )! NÃO HA O QUE COMEMORAR!!! BASTA!!!

Gente, esta obra de Belo Monte é CRIME HEDIONDO!!!!!!! BASTA!!!
PELAS SETE GERAÇOES FUTURAS!! "DEIXA O RIO XINGU VIVER!!!!!!!!
Os povos do Xingu na luta pela conservação ambiental, na luta para a vida do Rio Xingu e de seu eco-sistema estão pedindo apoio a todos para evitar uma grande tragédia econômica, humana e ecológica. 
O vídeo foi montado graça as imagens, fotos e videos, compiladas e recolhidas de varias fontes, proveniente de associações, amigos, ou parentes todos defensores da causa "
Cenas gravadas na Aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto/Jarina, entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro de 2009. Nesse período, os ministros do Meio Ambiente e Minas e Energia foram convidados a ir ao Xingu para discutir os impactos da obra de construção da usina de Belo Monte na região. Se concretizado, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo e vai causar impacto mais de 9 milhões de hectares de floresta, uma área equivalente a duas vezes a cidade do Rio.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

FORMAÇÃO MEDIADORES DE LEITURA ( 06/04/16 )

Shakira - Try Everything (VIDEO)


Try everything


I messed up tonight
I lost another fight
Dusting myself but I'll just start again
I keep falling down
I keep one hand on the ground
I'm always scared I'm not seeing what's next

Birds don't just fly
They fall down and get up
Nobody learns without giving
It won't

I won't give up, no I won't give in
Till I reach the end
And then I'll start again
Though I'm on the lead
I wanna try everything
I wanna try even though I could fail

I won't give up, no I won't give in
Till I reach the end
And then I'll start again
No I won't leave
I wanna try everything
I wanna try even though I could fail

Oh oh oh oh
Try everything
Oh oh oh oh
Try everything
Oh oh oh oh
Try everything
Oh oh oh oh

Look how far you've come
You fill your heart with luck
Baby you're turning off to catch your breath
Don't beat yourself up
Don't need to run so fast
Sometimes we come last
But we did our best

I won't give up, no I won't give in
Till I reach the end
And then I'll start again
Though I'm on the lead
I wanna try everything
I wanna try even though I could fail

I won't give up, no I won't give in
Till I reach the end
And then I'll start again
No I won't leave
I wanna try everything
I wanna try even though I could fail

I'll keep on making those new mistakes
I'll keep on making them every day
Those new mistakes

Oh oh oh oh
Try everything
Oh oh oh oh
Try everything
Oh oh oh oh
Try everything
Oh oh oh oh


AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA -"PROF LEOMAR" - 7° ANO - TEMA: POETAS / RECURSOS : INTERNET E POWER POINT ( 31-03-16 ) LOCAL: LAB DE INFORMÁTICA