IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR

VAMOS REFLETIR: A fonte de toda conquista é o Professor./ Na planta de arquitetura... tem um professor.... etc. E na sua vida, tem um Professor?

O professor, desde a educação infantil até a universitária, representa um dos elementos-chave na formação e no desenvolvimento de gerações mais abertas, livres, seguras, competentes e, sobretudo, mais felizes e eficientes em suas vivências e resultados.
Sua influência não se limita à formação acadêmica, pois intervém de forma direta e determinante na formação do caráter e da personalidade da criança e, consequentemente , do futuro adulto.
( Franco Voli )

SABER - IGNORÂNCIA
A EDUCAÇÃO TEM CARÁTER PERMANENTE. NÃO HÁ SERES EDUCADOS E NÃO EDUCADOS. ESTAMOS TODOS NOS EDUCANDO. EXISTEM GRAUS DE EDUCAÇÃO,
MAS NÃO SÃO ABSOLUTOS. O HOMEM, POR SER
INACABADO, INCOMPLETO, NÃO SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. SOMENTE DEUS SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. A SABEDORIA PARTE DA IGNORÂNCIA. ( PAULO FREIRE )

sábado, 18 de novembro de 2017

VIVA A LITERATURA DE CORDEL.


O Dia do Cordelista foi instituído em 19/11/2005 em Pernambuco. A data escolhida foi uma homenagem ao grande cordelista Leandro Gomes de Barros, nascido no dia 19 de novembro de 1865. Leandro é considerado por muitos o maior cordelista brasileiro e figura entre os principais poetas brasileiros do século XIX.

"[...] Não foi príncipe dos poetas do asfalto, mas foi, no julgamento do povo, rei da poesia do sertão e do Brasil em estado puro.
(Carlos Drummond de Andrade, Jornal do Brasil, 9 set. de 1976).

Segundo Antônio Andrade (grande colecionador e pesquisador de cordéis) "é a maior expressão da arte nordestina".

De acordo com Luiz da Câmara Cascudo, Leandro Gomes de Barros "publicou cerca de mil folhetos, tirando deles dez mil edições. Esse inesgotável manancial correu ininterrupto enquanto Leandro viveu. É ainda o mais lido dos escritores populares. Escreveu para sertanejos e matutos, cantadores, cangaceiros, almocreves, comboieiro, feirantes e vaqueiros. É lido nas feiras, nas fazendas, sob as oiticicas nas horas do "rancho", no "oitão" das casas pobres, soletrado com amor e admirado com fanatismo".

Viva a literatura de cordel!!! Viva a cultura tradicional brasileira!!! Salve o cordelista Leandro Gomes de Barros!!! Salve a cultura do nordeste brasileiro!!!!

#LeandroGomesDeBarros! #Patativa! #Cordel! #DiaDoCordelista!! #Homenagem!!
#EncontroDeCulturas!!  #LiteraturaDeCordel!! #CulturaTradicional!!
#Nordeste! #Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário