IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR

VAMOS REFLETIR: A fonte de toda conquista é o Professor./ Na planta de arquitetura... tem um professor.... etc. E na sua vida, tem um Professor?

O professor, desde a educação infantil até a universitária, representa um dos elementos-chave na formação e no desenvolvimento de gerações mais abertas, livres, seguras, competentes e, sobretudo, mais felizes e eficientes em suas vivências e resultados.
Sua influência não se limita à formação acadêmica, pois intervém de forma direta e determinante na formação do caráter e da personalidade da criança e, consequentemente , do futuro adulto.
( Franco Voli )

SABER - IGNORÂNCIA
A EDUCAÇÃO TEM CARÁTER PERMANENTE. NÃO HÁ SERES EDUCADOS E NÃO EDUCADOS. ESTAMOS TODOS NOS EDUCANDO. EXISTEM GRAUS DE EDUCAÇÃO,
MAS NÃO SÃO ABSOLUTOS. O HOMEM, POR SER
INACABADO, INCOMPLETO, NÃO SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. SOMENTE DEUS SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. A SABEDORIA PARTE DA IGNORÂNCIA. ( PAULO FREIRE )

sexta-feira, 29 de março de 2019

Momento com Arte POTIGUAR- PARTICIPE!



Exposição de Cícero Grino na Galeria Conviv’Art, dia 02 de abril, às 10h.

”O FANTÁSTICO MUNDO DE CÍCERO GRINO”

Cícero dos Santos Filho, nascido em 14/04/1974 em Natal – RN, desenhista e pintor.  Iniciou seus estudos artísticos no Centro Estadual de Educação Especial, no período de 2008 a 2015 sob a orientação do professor de Artes Visuais, Francisco Assis de Sousa Filho, produzindo nesse período mais de mil trabalhos artísticos. Sendo apenas orientado para adaptação à linguagem gráfica da arte do desenho e da pintura. Na verdade, Cícero Grino é um artista nato, autodidata, considerado NAIF nos dias de hoje.
     Sua arte, apresenta-se nesta exposição, como um surrealismo primitivo que evoca um mundo mítico, no qual a flora e a fauna se mesclam para criar um mundo fantástico de objetos e seres inimagináveis. Tais seres se apresentam nas formas de pássaros espaciais, dinossauros monstros, peixes alados, insetos dragões, naves cósmicas, etc...
     Não se trata de identificar nas obras de Cícero Grino, o que é ficção ou realidade, mas, de reconhecer que através de seu imaginário, os seres fantásticos transportam-se de seus sonhos e tornam-se reais.
     Seus desenhos, surgem de formas rápidas e espontâneas como impulsos involuntários de sua prodigiosa imaginação criativa. O grafismo, a trama do desenho, a policromia esfuziante e o enriquecimento de detalhes e abstrações, são características marcantes de sua arte.
     Seu processo de criação é fascinante, sua deficiência não o impede de ser um artista nato, sem nada a dever aos artistas considerados normais. Sua arte pode ser comparada com a do grande artista NAIF brasileiro: Chico da Silva (Francisco Domingos da Silva – 1910/1985). Ao contrário de Chico da Silva que teve sua inspiração no ambiente rural para suas criações, Cícero Grino inspirou-se no mundo urbano cheio de tecnologias da informação como a TV, computadores, etc...
     Sua ingenuidade e pureza de espírito de uma criança, nos ensina que, apesar das diversidades que o mundo nos apresenta, haverá sempre uma possibilidade de superação. A criatividade na expressão artística, será sempre o triunfo da vitória no mundo fantástico de Cícero Grino.

Natal/RN, 02 de Abril de 2019.
                                                                  

Francisco Assis de Sousa Filho
Curador, Professor Mediador do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário